Botão para acessar Banco de currículos Botão para acessar Certificado Digital Botão para acessar Boa Vista SCPC
24/08/2015

INSS regulamenta o formato do crédito consignado

A ampliação do limite de utilização de 30% da renda mensal para 35% foi regulamentada. A taxa máxima de juros nas operações foi mantida para aposentados e pensionistas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) regulamentou as regras do crédito consignado, mas manteve a taxa de juros máxima permitida nessas operações para aposentados e pensionistas. No começo da tarde desta segunda-feira (17/08), o Estadão Conteúdo divulgou que a taxa havia sido reduzida.

Depois, informou que a instrução normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (17/08) não promove nenhuma alteração nos tetos das taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras. Os porcentuais, em vigor desde maio de 2012, continuam valendo: 2,14% para o empréstimo pessoal, e 3,06%, para o cartão de crédito.

A instrução também regulamentou o aumento do limite do empréstimo consignado para beneficiários do INSS de 30% para 35% da renda mensal, instituído pela Medida Provisória nº 681, de 10 de julho de 2015. 

Desta forma, os descontos consignados poderão ser efetuados em até 30% para as operações de empréstimo pessoal e em até 5% para o pagamento de compras com cartão de crédito.

O desconto é válido para o pagamento de empréstimos, financiamentos, cartão de crédito e operações de arrendamento mercantil (leasing).

O novo limite também é válido para empregados sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e servidores públicos, além de aposentados e pensionistas.

O prazo máximo de quitação das operações de empréstimos consignados continua sendo de 72 meses (6 anos). Esse prazo foi ampliado em setembro do ano passado e anteriormente era de 60 meses (5 anos).

Com mais limite de utilização em proporção à renda mensal, taxa de juro reduzida e maior prazo de pagamento, esta linha de crédito demanda cautela por parte de quem utiliza. 

Embora seja uma alternativa na hora de renegociar débitos de maior valor - como com o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito -, o prazo mais longo de quitação e o maior limite de utilização do consignado podem levar ao descontrole financeiro

IMAGEM: Thinkstock

*Com informações de Agência Brasil e Estadão Conteúdo.

Fonte: https://www.dcomercio.com.br/categoria/financas/inss_regulamenta_o_formato_do_credito_consignado?utm_content=bufferd4774&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer