• Botão para acessar Certificado Digital
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Certificado Digital Botão para acessar Boa Vista SCPC
10/12/2019

Empresas ganham agilidade e minimizam riscos de inadimplência ao usarem o Score PJ no processo de decisão de crédito

Soluções com inteligência analítica ajudam o empresário a conhecer com mais detalhes a capacidade de pagamento dos seus clientes

10 de dezembro de 2019 – Estudos analíticos da Boa Vista apontam que o comportamento de pagamento dos sócios explica cerca de 65% do risco de uma empresa tornar-se inadimplente. Assim, ao analisar uma empresa, uma opção é fazer uso do Score PJ, uma pontuação de crédito que leva em conta o comportamento da Pessoa Jurídica e também de seus sócios como Pessoas Físicas. Mas como obter o Score PJ e outras informações relevantes para auxiliar na decisão de conceder crédito ou permitir o pagamento a prazo para a um determinado CNPJ?

Alexandre Xavier, diretor de Produtos da Boa Vista, explica que existem soluções no mercado que contemplam informações com inteligência analítica capazes de auxiliar as empresas na difícil tarefa de tomar uma decisão creditícia. É o caso do Define, um relatório completo criado pela Boa Vista, que facilita a venda para Pessoas Jurídicas, além de reduzir os custos operacionais e financeiros.

O executivo revela que o Define utiliza a inteligência analítica da Boa Vista para cruzar dados cadastrais e restritivos, avaliando a situação atual e o histórico da empresa e de seus sócios para apresentar o Score PJ, que indica a probabilidade de a empresa honrar seus compromissos nos próximos 12 meses.

“Por meio de vários backtests, ficou comprovado que o Score PJ da Boa Vista é o melhor do mercado para análise do comportamento de pagamento de pequenas e médias empresas. Com isso, o credor pode, por exemplo, vender mais a prazo para empresas de baixo risco e vender à vista para empresas de alto risco”, complementa.

Para compor o Define e por meio dele oferecer o Score PJ, a Boa Vista também se beneficiou da sua vasta experiência com consumidores (Pessoa Física), aliada à maior base de dados do país, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Por isso os ganhos ao incorporar esta solução na análise creditícia são significativos.

FONTE: Boa Vista SCPC