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14/02/2022

Confiança do consumidor tem leve alta em fevereiro, diz ACSP

A falta de segurança no emprego e a percepção negativa sobre a situação financeira atual impedem um avanço mais significativo da confiança.

A confiança do consumidor brasileiro apresentou leve melhora em fevereiro, de acordo com o Índice Nacional de Confiança (INC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O indicador registrou 76 pontos, um a mais que em janeiro.

Para a pesquisa, foram ouvidos 1.500 entrevistados de todas as regiões do Brasil. O INC varia de zero 200 pontos. Quando o indicador está abaixo de 100, o patamar é considerado pessimista e, a partir de 101, otimista.

O Nordeste é a região mais pessimista, com 63 pontos, e o Norte do País é o mais otimista, com 91. Sul, Sudeste e Centro-Oeste registraram 75, 81 e 85, respectivamente.

As classes DE se mantêm no mesmo patamar, com 51 pontos, um ponto a menos que o registrado em janeiro deste ano. As classes C e AB estão mais confiantes, com 86 e 83 pontos, respectivamente.

Os entrevistados foram questionados sobre a situação do emprego, sendo que 34% deles responderam que estão pessimistas.

Pensando nos próximos seis meses, 54% dos consumidores acreditam em um cenário melhor. Para 26%, a situação ficará igual, e os pessimistas, que acham que tudo estará pior, representaram 11% dos entrevistados. Ainda há 9% que afirmaram não saberem o que vai acontecer.

CONSUMO

Os planos de comprar bens de maior valor, como carro ou casa, comparado com seis meses atrás, ainda não devem sair do papel desta vez para a maioria dos brasileiros. Isso porque os mais confiantes quanto às finanças pessoais só chegam a 30%.

Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, diz que o indicador de fevereiro aponta para uma tendência de recuperação futura. “Os resultados estão baseados em uma melhora nas expectativas com relação aos meses seguintes. Nesse momento, a maior cautela dos consumidores se dá pela menor segurança no emprego e percepção negativa sobre a situação financeira atual.”

ESTADO DE SÃO PAULO

O recorte do indicador nacional, o Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), apontou estabilidade com 76 pontos em fevereiro, na comparação com janeiro. Os pesquisadores entrevistaram 800 pessoas em todo Estado de São Paulo.

A amostra apontou que há mais consumidores insatisfeitos (59%) que satisfeitos (31%). Isso porque a maioria acredita que o Estado de São Paulo está indo na direção errada e, assim como na pesquisa nacional, o medo de perder emprego persiste entre os entrevistados, familiares ou pessoas próximas.

Ainda assim, a perspectiva é de melhora na situação financeira nos próximos seis meses entre os paulistas.

 

FONTE: https://dcomercio.com.br/categoria/economia/confianca-do-consumidor-tem-leve-alta-em-fevereiro-diz-acsp

IMAGEM: Thinkstock