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01/02/2022

CNC: Intenção de Consumo das Famílias sobe 1,1% em janeiro

O indicador registra 76,2 pontos, abaixo do nível considerado positivo (acima de 100 pontos). Ainda assim, chegou ao maior patamar desde maio de 2020.

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), indicador calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), avançou 1,1% em janeiro deste ano ante dezembro de 2021, registrando 76,2 pontos, informou a entidade nesta segunda-feira, 31/01.

Embora siga abaixo do nível de satisfação de 100 pontos (o que acontece desde abril de 2015), o ICF de janeiro foi o maior desde maio de 2020 (81,7 pontos). Na comparação com janeiro de 2021, o ICF registrou alta de 3,6%.

Segundo a CNC, entre os componentes do ICF, o destaque foi o índice Emprego Atual, com aumento de 2,6% ante dezembro de 2021.

O índice de Perspectiva de Consumo também mostrou expansão de 2,5%, a segunda consecutiva, além de alcançar o maior patamar desde abril de 2020 (81,0 pontos).

Já o indicador Renda Atual, apesar da inflação elevada, atingiu o melhor nível desde junho de 2021, com 82,7 pontos, alta de 0,5% em janeiro.

Por outro lado, o indicador de Acesso ao Crédito apresentou a queda mais expressiva da pesquisa, 1,0% em relação a dezembro de 2021 e 7,4% na comparação com janeiro de 2021. A redução está relacionada ao encarecimento do crédito, segundo a CNC.

"Isso é consequência do aumento dos juros, ocasionado pela alta inflacionária, que também reduz o poder de compra. Ambos os fatores representam maiores dificuldades para os consumidores", diz a nota divulgada pela entidade.

Além disso, o índice Momento para Duráveis teve a quinta retração mensal seguida, de 0,8%, e uma queda de 5,7% na comparação com janeiro de 2021. Entre os consumidores, 75,0% acreditam ser um momento negativo para compras desse tipo de produto, porcentual um pouco abaixo do 75,2% observados em dezembro de 2021.

FONTE: https://dcomercio.com.br/categoria/economia/cnc-intencao-de-consumo-das-familias-sobe-1-1-em-janeiro