Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

AC Certifica

Papo de Empreendedor: A HORA É DE CRIAR E NÃO DE RECLAMAR

Antiga historieta da filosofia indiana nos traz o seguinte acontecido: "Uma vez um casal, tendo ido viajar, quando volta da viagem vê com desagradável surpresa que sua casa fora roubada. A mulher vai de casa em casa na vizinhança perguntando se ninguém viu ou ouviu nada. Como já era esperado, ninguém viu ou ouviu nada. 

Os vizinhos mais próximos do casal, super curiosos, vão se achegando, e os comentários são os seguintes: - Mas como vocês foram viajar sem avisar ninguém para olhar a casa de vocês? Será que vocês não se esquecerem de trancar bem a porta e as janelas? Mas vocês nem se preocuparam em ligar para alguém verificar se estava tudo em ordem com a casa de vocês enquanto em viagem? 

E alguns outros comentários, mais agressivos ainda, diziam assim: - Também, tanto tempo fora de casa, vocês estavam mesmo "pedindo" para que a casa de vocês fosse roubada! - Com certeza, vocês são os culpados disso ter acontecido. Onde já se viu, com tanta violência por aí, vocês saem para passear e largam tudo para trás?"........

Bem, agora percebam algo muito estranho em todos os comentários dos vizinhos desse casal: - Notaram como NINGUÉM falou: - O culpado foi o ladrão?

Na verdade, todos ali, de forma sutil ou abertamente, diziam algo mais ou menos assim: - É, os culpados são vocês! 

No Brasil, infelizmente, pela desaceleração da economia, além dos ladrões do dinheiro público (cada dia aparecem mais gatunos), também podemos culpar o governo pela sua desastrada maneira de conduzir os destinos do gigante adormecido, o nosso bem-amado Brasil. 

Mas, convenhamos, vai adiantar alguma coisa a gente ficar apenas culpando os outros e não empreender nada para mudar a situação? É claro que não! 

Através dos mecanismos que a Democracia nos oferece para conduzirmos nossos mais veementes protestos contra esse estado de coisas que tem contribuído para vergar o Brasil na improdutividade e no poço da vergonha (para quem tem vergonha na cara, é claro!), cada segmento empresarial precisa se reinventar em termos de gestão e de buscar novas alternativas de mercado para alavancar seus negócios. Reaja, Brasil! 

De imediato, um conselho: vamos parar de falar de crise! Ninguém aguenta mais essa cantilena. Xô!

E aqui vai um exercício bem interessante: pegue agora mesmo uma folha em branco. Pegou? Ok. Agora escreva a palavra CRISE em letras super garrafais (enormes). Fez isto? Bom.
Agora pegue uma caneta vermelha e ELIMINE a letra "S" da palavra "Crise". Que palavra agora, tirando o "S", você tem escrita bem na frente dos seus olhos? 

Por: Luiz Oliveira Rios, foi Presidente da ACID. 
É Consultor de Empresas. 
(oliveira.rios@hotmail.com)



<< Voltar

CONVÊNIOS

  • Accertifica
  • São Francisco - Saúde
  • Unimed
  • Uniodonto
  • São Francisco - Odontologia
UTILIDADE PÚBLICA

  • Horário do Comércio
  • Código de defesa do consumidor
  • Movimento das associações comerciais
CLIMA
PARCEIROS

Boa vista Facesp Prefeitura municipal Banco do povo Paulista PAT CACB Ponto C Sebrae SP Uni Castelo Sicoob Instituto PROE Descalvado NEWS
REDE SOCIAL

Impostometro

Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.

Logotipo rodapé ACI Descalvado