Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

AC Certifica

O recuo nas vendas do varejo foi de 1,4% em 2015, segundo a Cielo

O Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) recuou 1,4% em 2015 ante 2014, na série com ajuste de inflação. É a primeira queda anual do indicador, que avançou 4,2% em 2014 e 5,8% em 2013.

Em 2015, com a crise econômica, o varejo foi fortemente impactado nos setores de maior valor médio de gasto e menor frequência de compra e, portanto, mais dependentes de crédito.

Desta forma, todos os setores do bloco de bens duráveis, como Vestuário e Móveis, Eletro e Lojas de Departamento, tiveram retração.

Na outra ponta, bens não duráveis sustentaram o crescimento do varejo, embora também tenham sofrido desaceleração em relação a 2014. Neste grupo, Supermercados e Hipermercados - que no ano anterior crescia acima da média do varejo - ficou em linha com a média nacional do indicador.

Entre as regiões, a maior queda anual foi registrada no Sul, com baixa de 2,0%, seguido pelo Sudeste, que recuou 1,8%. Norte e Centro-Oeste tiveram o mesmo volume de queda (-1,3%) e Nordeste, que teve um comportamento mais resiliente ao longo do ano, cedeu 0,1%.

Fonte: Diário do Comércio



<< Voltar

CONVÊNIOS

UTILIDADE PÚBLICA

CLIMA
PARCEIROS

Uni Castelo
REDE SOCIAL

Impostometro

Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.

Logotipo rodapé ACI Descalvado