Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

AC Certifica

AADES - Associação dos Apicultores de Descalvado, conheça essa iniciativa.

A ASSOCIAÇÃO

Fundada em 30 de julho de 2009, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Descalvado, SEBRAE, PARQTEC, SEAPA e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, tendo como presidente o Sr. Moacyr Vizzotto, a Associação conta atualmente com 12 sócios. A formação da associação permitiu o acesso a instalações e tecnologias que credenciam ainda mais o produto e abre portas para novos mercados consumidores, fato que não era uma realidade quando trabalhavam na clandestinidade e sem instalações adequadas. Hoje o mel de Descalvado, além de ser de ótima qualidade, tem marca, rótulo e embalagem.

O APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL

Houve por parte do Poder Público um grande incentivo à agricultura familiar, com a formação dos APLs (Arranjos Produtivos Locais) da cadeia produtora de mel, leite e hortifrutis.

A CASA DO MEL

Descalvado tem hoje a Casa do Mel, construída pela Prefeitura local para oferecer aos produtores de mel instalações e equipamentos adequados para o beneficiamento do produto in natura. O prédio tem 182,25 metros quadrados de construção, com as obras iniciadas em junho de 2010, finalizadas em março de 2012, com o custo total de R$ 210 mil reais.

A CONQUISTA DO SIM

 Aprovado na sessão do Poder Legislativo local em outubro de 2012 o Projeto de Lei nº 65/2012, que institui o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), um conjunto de procedimentos para aferir o controle fitossanitário da industrialização de alimentos de origem animal e vegetal em Descalvado e avaliar a qualidade dos produtos. A criação do SIM beneficiará todos os integrantes da AADES, que além de tirá-los da informalidade, permitirá sua entrada em novos mercados, como por exemplo, padarias, mercearias, quitandas, supermercados, entre outros. Os efeitos desta ação podem promover a geração de empregos e renda, impulsionando o desenvolvimento econômico da cidade.  

PARTICIPAÇÃO NA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Participam semanalmente da Feira da Agricultura Familiar de Descalvado, implantada em junho de 2012 e ligada a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, onde são comercializados produtos hortifrutis dos pequenos agricultores e assentados filiados à AFADE (Associação de Agricultura Familiar de Descalvado) e também os produtores de mel filiados à AADES (Associação dos Apicultores de Descalvado). A feira funciona em dois pontos: em frente à antiga estação da FEPASA, aos domingos, das 6 ao meio-dia e na Praça São Benedito, as quartas-feiras, a partir das 16 horas. A feira é uma forma alternativa dos produtores rurais comercializarem seus produtos, proporcionando geração de emprego e renda no campo e, ainda, sem atravessadores. Além disso, é uma oportunidade para os descalvadenses adquirem produtos fresquinhos e saudáveis.

A CHEGADA DOS EQUIPAMENTOS

Os equipamentos para colocar em funcionamento da Casa do Mel chegaram no dia 26/08 e já foram instalados. Os equipamentos que chegaram são: centrífuga extratora de mel, mesa desoperculadora de favos, garfos, baldes, tanque para envase e outros, necessários para a manipulação e processamento e embalagem do mel para sua comercialização do atacado e varejo.

A INAUGURAÇÃO DA CASA DO MEL

O intenção do Sr. Prefeito é inaugurar a Casa do Mel o mais rápido possível para entregar a AADES, que será cedida em forma de comodato, mas antes precisa concluir a obra, fazendo o muro lateral e o calçamento total da área com bloquete.

A EXPECTATIVA DO GRUPO

Os apicultores não querem mais que a apicultura seja uma atividade desvalorizada, querem informar os seus consumidores da importância e dos benefícios que o mel e seus derivados podem gerar para a saúde e acreditam que o fortalecimento do setor pode trazer bons resultados.

O grupo está otimista quanto à inserção dos apicultores como fornecedores para órgãos públicos. Através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), podem fornecer periodicamente o mel em saches para escolas, além de alcançar um melhor valor na comercialização, elevando o preço médio por quilo e também a compra de saches de mel que serão incorporados ao cardápio das refeições servidas no Programa Social o “Café da Manhã Solidário.”

 

A MARCA

EMBALAGENS E RÓTULOS



<< Voltar

CONVÊNIOS

UTILIDADE PÚBLICA

CLIMA
PARCEIROS

Uni Castelo
REDE SOCIAL

Impostometro

Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.

Logotipo rodapé ACI Descalvado