Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

AC Certifica

Papo de Empreendedor: PONTO DE EQUILÍBRIO

Nada evolui em desequilíbrio. Uma organização empresarial, que é um sistema vivo e dinâmico, para sobreviver e se expandir precisa obrigatoriamente manter seu ponto de equilíbrio financeiro. 

Como o fator dinheiro, que seja suficiente para que a empresa pague seus custos e tenha também dinheiro em caixa visando a novos investimentos, é SEMPRE consequência de um conjunto de ações estratégicas promovidas por um bom gerenciamento, a empresa inteira precisa ser bem administrada no dia a dia. 

Em outras palavras, ponto de equilíbrio, assim, NÃO se aplica tão somente a questões numéricas, mas ao funcionamento da empresa na sua dimensão holística, ou seja, total.

Dessa maneira, podemos dizer que existem três colunas mestras sobre as quais a empresa, independentemente do ramo ou porte, precisa se equilibrar adequadamente:

1 - Econômico - financeira: equilíbrio entre receitas e despesas, jamais misturar o caixa da empresa com os gastos pessoais ou familiares dos sócios e, mensalmente, a elaboração de uma planilha contendo o DRE - Demonstrativo do Resultado do Exercício, pois somente através do DRE é que se pode identificar se a empresa está tendo lucro ou prejuízo. Aqui vale um sério alerta: fluxo de caixa (entrada de dinheiro), por si só, NÃO demonstra se a empresa está tendo lucro ou prejuízo.

2 - Gerencial: uma empresa gerencialmente equilibrada é quando existe um planejamento elaborado com profissionalismo das ações a serem empreendidas, o quadro de mão de obra é bem selecionado e convenientemente treinado e remunerado com justiça, objetivos e metas são bem definidos, marketing e vendas atuam em conjunto visando à excelência no atendimento a clientes e as finanças são bem administradas no dia a dia.

3 - Atitudinal: ambiente interno agradável, respeito mútuo entre todos os colaboradores, líderes que sabem valorizar as equipes e alto grau de motivação em pertencer àquela empresa.

Havendo ponto de equilíbrio no tripé acima mencionado, as chances da empresa progredir, mesmo em mercados hiper competitivos e com a economia apresentando trancos recessivos, ainda assim, frise-se, as chances de êxito são promissoras. 

E então? Existe ponto de equilíbrio na sua empresa?

Por: Luiz Oliveira Rios, foi Presidente da ACID. 
É Consultor de Empresas. 
(oliveira.rios@hotmail.com)



<< Voltar

CONVÊNIOS

UTILIDADE PÚBLICA

CLIMA
PARCEIROS

Uni Castelo
REDE SOCIAL

Impostometro

Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.

Logotipo rodapé ACI Descalvado