Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

AC Certifica

Papo de Empreendedor: MODO DE VER AS COISAS

Modo de ver as coisas

Todo mundo conhece o ditado antigo de "um copo meio cheio ou um copo meio vazio", ou seja, simploriamente falando, um copo - desses de requeijão - contendo água até 50% da sua capacidade total. Na visão de uma pessoa otimista, o copo está "meio cheio". Já na visão do pessimista, ele SEMPRE verá o copo "meio VAZIO".

Está comprovado: o ângulo, ou a perspectiva de como se enxerga um fato, um fenômeno, pode não mudar a realidade, mas pode mudar a interpretação do que está sendo visto, às vezes em até 100%. 

O exemplo antigo, simplório até, citado no parágrafo inicial deste texto, ilustra muito bem isso.

Numa abordagem mais elaborada, o escritor John Marks Templeton, no seu livro "Leis Universais da Vida", ao nos convidar ao aprendizado de nos abrirmos para outros pontos de vista além dos nossos já enraizados, e da visão da maioria que não quer ter o trabalho de pensar diferente, ele nos traz o seguinte exemplo:

Se examinarmos uma simples folha que caiu de uma árvore enorme, podemos literalmente descobrir um sem-número de maneiras de se observar essa folha.

        - Na visão do poeta: a folha é vista sob a perspectiva de cor e beleza.
        - Para o biólogo: ele vê evidências do ciclo de vida de uma árvore e da funcionalidade dessa folha.
        - O Físico pensa: "Nossa, nessa simples folha há trilhões de átomos bem organizados!".
        - Para o varredor de rua: provavelmente ele NÃO pensará nada, enxergando a folha caída apenas como "lixo a ser recolhido".

Notem algo interessante: cada observador acima, sob sua perspectiva, NÃO está errado nas suas observações, até porque o fenômeno visto é o mesmo: uma folha caída de uma grande árvore. Ponto final. 

O que muda, então? A interpretação pessoal do fenômeno, os sentimentos e as emoções. Ora, quando somos influenciados pelos sentimentos e pelas emoções, isso afeta também nossas ações práticas.

Pare e pense: no seu dia a dia, será que você NÃO está se deixando contaminar apenas pela negatividade dos pessimistas que interpretam os acontecimentos somente pela sua ótica catastrófica? Veja a imprensa, por exemplo, jornais, algumas revistas e principalmente o noticioso das televisões: não só trazem apenas o lixo dos acontecimentos de todos os dias, como veem o positivo com os "óculos da negatividade".

COMO VOCÊ ESTÁ VENDO O COPO HOJE? MEIO CHEIO OU MEIO VAZIO? FAÇA UM TESTE: ENCHA UM COPO ATÉ A METADE E PEÇA PARA ALGUÉM PRÓXIMO DE VOCÊ DESCREVER O COPO.

Por: Luiz Oliveira Rios, foi Presidente da ACID. 
É Consultor de Empresas. (oliveira.rios@hotmail.com)



<< Voltar

CONVÊNIOS

  • Accertifica
  • São Francisco - Saúde
  • Unimed
  • Uniodonto
  • São Francisco - Odontologia
UTILIDADE PÚBLICA

  • Horário do Comércio
  • Código de defesa do consumidor
  • Movimento das associações comerciais
CLIMA
PARCEIROS

Boa vista Facesp Prefeitura municipal Banco do povo Paulista PAT CACB Ponto C Sebrae SP Sicoob Instituto PROE Descalvado NEWS
REDE SOCIAL

Impostometro

Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.

Logotipo rodapé ACI Descalvado