Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

Seja Associado

O Sonho do Próprio Negócio

Abrir o próprio negócio é um sonho de muitos brasileiros, desde profissionais com vasta experiência no mercado a jovens e adultos recém-formados com espírito empreendedor. Todos com vontade de vencer.

O início de qualquer atividade é algo novo e como tal precisa ser estudado antes mesmo de tudo acontecer. Saber onde se pisa e o que se tem pela frente já é um bom começo.  Entretanto, não é tão simples assim. Tudo dependerá de estar preparado para o que se inicia e, por conseguinte, para as mudanças futuras. 

Para a abertura de uma empresa é recomendado aos empresários a elaboração de um plano inicial, com a finalidade de conhecer determinadas particulares da entidade, abordando, sobretudo, pontos centrais, por exemplo: Qual a quantidade de sócios? Qual o Capital Social e como será integralizado? Qual o ramo de atividade?  Qual tributação será adotada? Qual o melhor preço para a venda das mercadorias ou prestações de serviços para que se tenha uma adequada margem de lucro? Quais os custos, despesas e a previsão da receita? Quantos colaboradores serão necessários de imediato?, etc. Para tudo isso, exige-se uma análise.

Observa-se que algumas questões devem ser respondidas de princípio a fim de evitar transtornos ou surpresas indesejáveis por conta da falta de conhecimento, experiência ou despreparo, podendo transformar o sonho do próprio negócio em um pesadelo.

Em uma de suas frases célebres, Harold Geneen, empresário americano, menciona a influência da experiência para os negócios “no mundo dos negócios todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois”. Nota-se, o quão é importante ter vivência no meio empresarial. No entanto, na falta dela ou na dúvida o correto é procurar quem as tenha.

Por estes e outros motivos para dar início a um empreendimento a saída mais indicada é ter a assessoria e consultoria de um especialista. Aquele profissional com conhecimento do universo das empresas, com sólida prática em tributação, finanças, economia e demais obrigações, que auxilia os dirigentes em suas decisões deixando as empresas mais competitivas, neste caso, o Contador.

As cobranças atribuídas às empresas, sejam elas pelo setor Público ou Privado, são diversas e não esperam hora nem tempo bom ou ruim. Temos como exemplo as relacionadas a Legislação Comercial, Fisco Federal, Estadual, Municipal, Ministério do Trabalho e Previdência Social, Instituições Financeiras e Fornecedores. Nessas horas, os administradores devem contar com quem entende do assunto, visto que, há necessidade de respostas tempestivas e eficazes.

Ressalta-se a importância do Contador como profissional competente para tratar desses e outros requisitos, especialmente no que diz respeito ao seu papel como consultor e fornecedor de informações, principalmente sobre a real situação patrimonial em um determinado momento, assessorando, assim, os gestores em suas deliberações.

Por fim, é importante um adequado relacionamento Empresário/Contador no trâmite do negócio, um suprindo o outro com elementos necessários para garantir a melhor execução de suas devidas funções. Deste modo, aquele sonho prematuro e almejado torna-se algo concreto, abrindo espaço para outros mais ousados e prósperos.

Fonte: Contábeis



<< Voltar

CONVÊNIOS

  • Accertifica
  • São Francisco - Saúde
  • Unimed
  • Uniodonto
  • São Francisco - Odontologia
UTILIDADE PÚBLICA

  • Horário do Comércio
  • Código de defesa do consumidor
  • Movimento das associações comerciais
CLIMA
PARCEIROS

Boa vista Facesp Prefeitura municipal CACB Ponto C Sicoob Instituto PROE Descalvado NEWS
REDE SOCIAL

Impostometro

Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.

Logotipo rodapé ACI Descalvado

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta-feira
08:00 as 17:00