Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

AC Certifica

Como planejar o final de ano da sua empresa

 O mês de dezembro chegou e a temporada de festas também. Para alguns donos de pequenas empresas, esse período também significa descanso. João Bonomo, professor do Ibmec/MG, acredita que ficar um pouco fora da rotina do negócio pode ser excelente para o empreendedor e o empreendimento. “É uma maneira de se inspirar e ter ideias para a empresa”, afirma. 

Para Alessandro Saade, professor do Master em Empreendedorismo e Novos Negócios da Business School São Paulo (BSP), a sazonalidade do negócio indicará qual o período mais tranquilo para que o pequeno empresário saia para descansar. Se o Natal é a hora de vender e lucrar, esse recesso deve ser adiado. 

Além disso, para que o empreendedor não seja incomodado é preciso ter um planejamento com a equipe de funcionários. “Porque abrir uma empresa é ter que resolver problemas o tempo todo”, ressalta Julio Tadeu, consultor do Sebrae-SP. Veja outras recomendações dos especialistas para quem vai ter um recesso no final do ano:

1. Entre em contato com clientes e fornecedores

Dependendo do tipo de negócio, avisar os clientes com antecedência pode ser uma maneira eficaz de informar o período que o empreendedor estará indisponível para tirar dúvidas. “Algumas entregas e reuniões com clientes ou fornecedores podem ser antecipadas”, conta Bonomo. Além de adiantar algumas tarefas ou vendas, o empresário ainda investe na fidelização do cliente.

2. Delegue

Uma das principais dificuldades de donos de pequenas empresas é capacitar os funcionários e delegar tarefas do dia a dia. “O problema do micro e pequeno empresário é que acha que só ele mantém a empresa e não confia na equipe”, explica Tadeu.

Bonomo acredita que o empreendedor deve treinar, aos poucos, e escolher um funcionário que possa ser responsável e tomar as decisões em sua ausência. “Se ele confiar na equipe dele, pode até desligar o celular”, afirma Saade.

3. Estabeleça os limites

Se o objetivo de sair um pouco da operação da empresa é relaxar, isso só será possível se o empreendedor não interromper o descanso para atender telefonemas ou responder e-mails. “Você pode marcar um horário para que você esteja disponível para resolver coisas”, recomenda Saade. Dessa maneira, as pendências serão resolvidas e tanto o empresário quanto a equipe ficarão mais tranquilos.

4. Tenha sempre um plano B

Imprevistos sempre podem acontecer e, muitas vezes, acontecem justo quando o dono do negócio não está por perto. Por isso, os especialistas recomendam que a equipe saiba o que deve fazer quando o empresário não puder responder ou lidar diretamente com o problema. “O planejamento tem que ser ao longo do tempo e tem que ter um plano B para todos os dias”, afirma Tadeu.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-planejar-o-final-de-ano-da-sua-empresa



<< Voltar

CONVÊNIOS

  • Accertifica
  • São Francisco - Saúde
  • Unimed
  • Uniodonto
  • São Francisco - Odontologia
UTILIDADE PÚBLICA

  • Horário do Comércio
  • Código de defesa do consumidor
  • Movimento das associações comerciais
CLIMA
PARCEIROS

Boa vista Facesp Prefeitura municipal Banco do povo Paulista PAT CACB Ponto C Sebrae SP Uni Castelo Sicoob Instituto PROE Descalvado NEWS
REDE SOCIAL

Impostometro

Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.

Logotipo rodapé ACI Descalvado