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01/08/2019

Comércio é setor que espera vender mais neste Dia dos Pais, aponta pesquisa da Boa Vista

Já os empresários da Indústria e Serviços esperam vendas iguais às de 2018

O Comércio é o setor mais otimista em relação ao aumento das vendas no Dia dos Pais em 2019, de acordo com a Pesquisa Perspectiva Empresarial da Boa Vista, feita para a data comemorativa. Entre os empresários deste setor, 49% esperam um crescimento nas vendas do Dia dos Pais em comparação à data do ano passado. Outros 29% esperam vendas iguais, 22% preveem um cenário de queda nas vendas para a data deste ano.

Já entre os empresários da Indústria e do setor de Serviços prevalece a expectativa de vendas iguais às do ano passado (45% e 39%, respectivamente). O gráfico abaixo ilustra os números citados.

Contratação de mão de obra

Quando questionados sobre a contratação de mão de obra para a data, a maioria dos empresários dos três setores afirmou que não planeja contratar mais funcionários em função do Dia dos Pais: 88% do Comércio, 83% da Indústria e 85% de Serviços. 12% dos empresários do Comércio planejam contratar mais mão de obra, percentual que chega a 17% entre os da Indústria e a 15% no setor de Serviços.

Já em relação à estratégia para o aumento das vendas, entre Comércio e Serviços, independentemente da contratação de mão de obra, prevalece a concessão de descontos para alavancar as vendas do período. Facilitar o pagamento por meio de parcelamento será a opção para os que não contratarão, principalmente para o setor da Indústria. A seguir, gráfico com os números.

Representatividade das vendas

No Comércio, 47% dos empresários afirmam esperar que as vendas do Dia dos Pais representem mais de 5% do faturamento total de 2019. Já entre os da Indústria e os do setor de Serviços, esse percentual é de 37% e 27%, respectivamente.

Metodologia

A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Dia dos Pais, desenvolvida pela Boa Vista, foi feita entre os meses de maio e junho, de forma quantitativa, com mais de 500 respondentes, representantes de empresas clientes e do mercado em geral, dos principais setores (comércio, indústria e serviços) e dos segmentos micro, pequenas, médias e grandes empresas. Para a leitura dos resultados é preciso considerar 4% de margem de erro e 95% de grau de confiança. 

(FONTE: Boa Vista SCPC)