Formulário de Consulta

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Casa do Leite - Mais uma associação que é realidade em Descalvado.

A ASSOCIAÇÃO

Fundada em 30 de novembro de 2009 e comandada pela mesma diretoria por duas gestões consecutivas, tendo como atual presidente o Médico Veterinário Sr. Renzo Cirelli, a Associação conta atualmente com 30 produtores associados e tem como objetivo a união de produtores de leite, organizando-se para pleitear melhores condições de produção, preço e o beneficiamento de seus produtos.

 

A CASA DO LEITE

Houve por parte do Poder Público um grande incentivo à agricultura familiar, com a formação dos APLs (Arranjos Produtivos Locais) da cadeia produtora de mel, leite e hortifrutis. São conjuntos de fatores econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, desenvolvendo atividades econômicas correlatadas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

Conseguiu através da Prefeitura Municipal a construção civil de um laticínio chamado “Casa do Leite” para alojar os equipamentos e fazer o beneficiamento de seu produto, que será de posse da Associação por contrato de comodato, bem como o uso do imóvel, obra esta que se encontra em fase de conclusão.

Todo o equipamento necessário para a miniusina de beneficiamento do leite teve um custo de aproximadamente R$ 123 mil custeados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Descalvado.

 

A APROVAÇÃO DO SIM

Aprovado na sessão do Poder Legislativo local em outubro de 2012 o Projeto de Lei nº 65/2012, que institui o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), um conjunto de procedimentos para aferir o controle fitossanitário da industrialização de alimentos de origem animal e vegetal em Descalvado e avaliar a qualidade dos produtos. A criação do SIM beneficiará todos os integrantes da APLD, que além de tirá-los da informalidade, permitirá sua entrada em novos mercados, como por exemplo, padarias, mercearias, quitandas, supermercados, entre outros. Os efeitos desta ação podem promover a geração de empregos e renda, impulsionando o desenvolvimento econômico da cidade.  

 

CONQUISTAS DA APLD

Fixação de uma contribuição mensal para pagamento de eventuais despesas;

Aquisição de uma cota da Cooperativa de Crédito “Crediguaçu” e abertura de uma conta corrente para movimentações bancárias da entidade;

Aquisição de um computador notebook com recursos próprios para ser utilizado nas reuniões, nas assembleias e futuramente na Casa do Leite;

Através do SEBRAE-SP os associados participam ativamente de cursos, palestras, workshops e oficinas gratuitas, sendo a Instituição um grande parceiro no sentido de orientar e assessorar as demandas da Associação;

Participação em missões empresariais (comerciais e técnicas) por intermédio do Sebrae-SP Escritório Regional de São Carlos, que subvenciona até 90% do valor total do transporte para levar empresários de diversos setores para visitar eventos de negócios, empresas e/ou entidades no Estado de São Paulo, em outros Estados ou em outros Países. São missões direcionadas a eventos de negócios onde os participantes têm a oportunidade de estabelecer contatos comerciais com potenciais compradores e/ou fornecedores, adquirir conhecimento sobre novas tecnologias, produtos, realização de negócios, atualização de processos e serviços que agreguem valor aos processos produtivos;  

Parceria com o SEBRAETEC (Serviço em Inovação e Tecnologia), que apoiou na criação, no desenvolvimento e na arte da marca, da CATI que oferece assistência técnica aos produtores, do Programa Brasil Próximo, que é o resultado de acordos entre os governos do Brasil e da Itália e tem por objetivo viabilizar projetos de cooperação com foco no desenvolvimento local, em parcerias com estados e municípios e da Associação Comercial e Industrial de Descalvado (ACID), que oferece infraestrutura para a realização de reuniões, encontros e demais eventos;

Participação em duas feiras do município, apresentando a APLD à população, sendo que em uma das feiras a Associação foi a responsável idealizadora;

Visitação em feiras e exposições e ainda visitas técnicas relativas à agricultura familiar e ao segmento de leite;

Participação e realização de dois encontros técnicos (2010 e 2011), tendo como objetivo promover e difundir tecnologias do processo produtivo, por meio da transferência de conhecimento de prática simples e de fácil entendimento, que estimule a melhoria da produtividade, qualidade e rentabilidade da produção agropecuária, além de contribuir para o estímulo ao desenvolvimento da cadeia produtiva do leite;

Reivindicação de um caminhão para fazer a coleta do leite nas propriedades, que levará o produto até a Casa do Leite. Nesse sentido, através da CATI realizou a manifestação de interesse para aderir ao Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Mirobacias ll - Acesso ao Mercado. O Microbacias II subvenciona até 70% do valor total das propostas, desde que a iniciativa de negócio contemple um investimento coletivo, de associação e/ou cooperativa, voltado para o mercado.

 

A EXPECTATIVA DO GRUPO

Em junho do ano passado, o governo federal criou uma lei obrigando as prefeituras a comprarem 30% dos produtos destinados à merenda escolar, provenientes da agricultura familiar, das cooperativas e associações, por intermédio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Essa é uma das formas de escoamento da produção do pequeno produtor, mas para isso o produto deve ter passado pelo processo de beneficiamento e rotulação.

Assim que tudo estiver funcionando e os produtos passarem pela padronização adequada, a Casa do Leite estará fornecendo para a Administração Pública dentro da demanda necessária.

Acreditam que ações como esta fortalece  o grupo, possibilita que os produtores cresçam e se desenvolvam de maneira profissional e sólida e que a partir deste crescimento organizado, possam atravessar momentos de dificuldades sem que a atividade seja interrompida.

MARCA E EMBALAGEM

A APLD é detentora da marca “Simplesmente”, legalmente registrada no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, sob o Nº 2197 em 13 de fevereiro de 2013. A marca dará nome aos produtos que serão beneficiados e comercializados.



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