Formulário de Consulta

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(Acesso restrito)

AC Certifica

ACID auxilia GRATUITAMENTE seus associados na recuperação de créditos de consumidores que estejam inadimplentes.

Não é de hoje que comerciantes e empresas encontram dificuldades em receber os valores cobrados aos seus clientes em vendas a prazo. Afinal, a inadimplência sempre esteve por aí, assombrando as melhores famílias. Nos últimos cinco anos, a ACID recepcionou aproximadamente a quantidade 4.000 negativações de seus associados, perfazendo um total aproximado de R$ 1.700.000,00 a receber. Então, vender muito não é sinônimo de tranquilidade. Receber é essencial, e é nesse sentido que o Departamento Jurídico da ACID disponibiliza para seus associados em dia, serviço de Assessoria e Consultoria Jurídica, para que seja possível o recebimento de seus créditos em atraso.

Este trabalho consiste na recuperação de crédito dos associados, primeiramente por meio de acordos extrajudiciais e, caso seja necessário na próxima etapa, a judicial.

Após  concretização da representatividade da ACID junto ao seu associado nos acordos (através de contrato),  o associado encaminha para a ACID seus créditos vencidos, anteriores a  02 (dois) anos; após efetuado a atualização dos valores por meio de juros e da correção monetária (menor índice possível e legal) do valor originário, na tentativa de propiciar condições para que o devedor possa parcelar de uma forma que possa cumprir com o acordo firmado até o seu término.

Os acordos são firmados por meio de contrato onde ficam estipulados as datas (escolhida pelo devedor) e valores acordados, sendo que o devedor efetua o pagamento junto à ACID, desvinculando assim de contato direto com o credor do valor cobrado.

Desde junho de 2013, foram enviados pelos associados ao Departamento Jurídico, aproximadamente 500 nomes de devedores, sendo que desse total 20% foram efetuados acordos de recebimentos até o presente momento.              

O trabalho preventivo também é  um dos focos do Departamento Jurídico, onde por meio de visitas previamente agendadas aos associados, são  detectados os principais problemas na forma e execução das vendas (documentos e formalidades para abertura e manutenção de cadastro de crédito; formas de recebimento: cheque, cartões, crediário e outras formas; consultas de avaliação a respeito do Serviço de Cadastro de Pessoas Negativadas dos prováveis clientes antes do início da venda) e outros que variam de setor para setor.       

“Um dos fatores que até o presente momento nos chama a atenção é que mais da metade das cobranças enviadas ao Departamento Jurídico, são devedores que emprestaram o seu nome para que terceiros (parentes ou não) efetuassem suas compras”, diz Mauricio De Marco responsável pelo Departamento Jurídico. “Apesar da ótima intenção, esquecem que perante a lei, a dívida está vinculada ao seu nome e CPF, causando muitos dissabores futuros”, conclui Mauricio.



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