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3 dicas para começar a planejar seu negócio para 2015

São Paulo – Faltam pouco mais de dois meses para o final de 2014 e quem é empreendedor já precisa estar pensando no próximo ano. Começar o planejamento do negócio com antecedência é condição essencial para que a pequena empresa não perca tempo em janeiro e já comece o ano com ações e metas estabelecidas.

Para Cynthia Serva, Coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper, em um momento como o que se vive, planejar se tornar ainda mais importante. “O empresário tem que pensar nisso desde já, principalmente com um cenário mostrando a economia não muito favorável”, diz Cynthia.

Nestes meses que faltam para acabar 2014, o empreendedor já pode fazer um balanço do ano, pensando nas ações que deram certo ou não e no que pode ser feito em 2015. “É uma iniciativa que ele tem que ter. Ele tem que olhar a empresa como um todo, do ponto de vista interno e externo”, indica Joaquim Xavier, gerente do Sebrae-SP.

Analise o setor

Assim como os indicadores macroeconômicos, o empresário precisa analisar também a situação do seu setor. “O mais importante é entender os sinais do setor, de ponto de vista econômico, legal, estrutural, e se isso afeta diretamente o seu negócio”, diz Cynthia.
Veja se produtos substitutos podem ameaçar sua operação. “Pense em como isso vai afetar no médio e longo prazo e trace objetivos”, afirma a professora.

Para Xavier, este é um processo que deve ser contínuo e dinâmico. “Você não faz agora e engaveta. A dinâmica social e econômica muda e você tem sempre que estar de olho no que está acontecendo no mercado”, explica o consultor.

Veja também como a concorrência está se saindo. Analise como foi 2014 para os principais concorrentes, como eles inovaram e quais tendências sua empresa ainda pode aproveitar. “Não pode perder do radar o que a concorrência está fazendo. Tem que ser o dever de casa que o empreendedor tem que seguir rotineiramente”, sugere Cynthia.

Tenha um plano de ação

Trace metas, pense em objetivos e fique de olho no mercado. Passada esta fase, é preciso desenhar um plano de ação, com prazos bem definidos. “Uma coisa importante é dividir o planejamento em níveis, como estratégico, tático e operacional, traçando estratégias de ações para alcançar o resultado e levando isso para toda a empresa”, ensina Xavier.

Monitore e busque aprimoramento

Monitore com frequência o andamento das metas estabelecidas, desde o começo do ano. Não espere que as coisas estejam ruins para começar a medir. “Além de planejar, ele precisa estudar as finanças, onde pode mexer em custos, melhorar o marketing e buscar clientes, novos mercados”, diz Xavier.

Fonte: Priscila Zuini, de EXAME.com



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